Como iniciar suas vendas pela internet

Iniciei no artesanato em feltro para fazer a decoração do aniversário do meu filho, pois eram personagens que não  existiam em abundância no mercado e os que haviam eram muito caros! Dessa forma, descobri que poderiam ser fabricados em feltro e costurados à mão! Fiquei encantada, vasculhei a internet por meses para encontrar moldes que acabei adaptando . Apesar de ter experiência em costura industrial, (paguei minha faculdade costurando em fábrica 8 horas por dia!!!), não conhecia nenhum ponto ou técnica. Até que encontrei passo a passos e vídeos na net, muitos, pronto, nunca fiz nenhum curso e digo, com toda certeza, faço qualquer coisa em feltro!!
Tenho muito a aprender e penso ser muito importante a troca de experiência: a vida é uma estrada, uns estão lá na frente, outros ao nosso lado e outros lá atrás, mas todos querem chegar ao seu destino e para mim, todos que fazem por onde, merecem chegar!! Como tive ajuda de artesãs como a Mila, que adoro e sempre agradeço quando tenho  oportunidade, acho válido compartilhar um pouquinho do que sei. Espero que vocês, amigas “Feltretes”, participem desse blog, comentem e sugiram sobre o que podemos nos ajudar. Pretendo aos domingos fazer postagens para discutirmos e aprendermos, ok? Então, vamos ao que interessa!
Faço parte de diversos grupos de artesanato e como trabalho com feltro, dou mais atenção á estes, claro. Nesses grupos há troca de informação, questionamentos sobre materiais, como vender e etc e por ver muitas dúvidas simples e isso me gerar curiosidade sobre as páginas dos artesãos que perguntam, percebi que faltavam, na verdade, perguntas essenciais como: o que fazer para vender mais, como atingir os clientes e fazê-los se interessar pelos meus trabalhos......??
Dessa forma, achei interessante compartilhar minha experiência em vendas, que utilizo, com adaptações, ao meu artesanato e tem dado muito certo! Coisas simples que aos olhos menos atentos, passam despercebidos!
Antes de qualquer coisa, gostaria de esclarecer que não sou formada em marketing ou área afim, trabalhei alguns anos com vendas em uma empresa que investia pesado nessa área e nos fornecia muitos treinamentos em técnicas de vendas. Não pretendo dar aulas e nem me acho  dona da verdade, evitarei termos técnicos, pretendo ser objetiva e o mais simples possível, para que todos compreendam. Existem variações infinitas nessa relação de vendas, então, o que dá certo para uns pode não dar tão certo para outros. Tenho o intuito de compartilhar minha experiência e aprender também, lógico, pois espero comentários, sugestões de tópicos aqui não citados, criticas e o que vier! Só não vale apatia, meninas!!!
Comecei a fazer meus trabalhos, dou de presente, todos amam e quero/preciso vender, por onde começar??
1) Se vc trabalha fora e tem colegas de trabalho, mostre p eles! Sempre q for presentear alguém, faça-o com seus produtos, assim já divulga, pois quem recebeu vai usar (espera-se) e outros verão!
2) Não tenho círculo de amizades, pois trabalho em casa..... abra um blog, face (pessoal ou fun page, como preferir) e pense numa marca, nome que tenha a ver com seu produto e aí vai todo um capítulo!!!

Aberto esse blog ou face ou ambos, quanto mais divulgação melhor, algumas coisas fundamentais são ignoradas por iniciantes (eu já fiz muito dessas coisas e ainda faço algumas!)
1)      UTILIZE ESSE CANAL SÓ PARA VENDAS!! : não misture página pessoal com fotos da família, “zuação” dos amigos, desabafos, alfinetadas, fofocas e sabe lá Deus o que mais... gente, é de graça, não precisa misturar tudo, NÉ?!
2)      Agora que você tem sua página linda, limpa e cheirosa, vamos as fotos do que deseja vender!! Nem todo mundo tem dom para fotografia (meu caso, detesto, não tenho tempo e nem paciência para fotografar como merece minhas peças!). O mínimo que temos que fazer é, um ambiente iluminado, uma máquina digital simples ou até um bom celular. Coloque seu produto em cima de uma cartolina ou eva branco, procure o lugar mais iluminado da casa, pode ser até no quintal, coloque sua máquina para fotografia macro (aquela florzinha) e TIRE  o flash. Pronto, você terá uma foto básica, em que o seu produto Será o destaque!!
Tem pessoas que tem máquina profissional, tripé, sabem usar temporizador, fazem cenário, usam tecidos de fundo para valorizar, se você é dessas, ótimo, eu não sou...
Um exemplo a ser seguido é o da Érica Catarina que arrasa nos seus trabalhos e arrasa muito mais em suas fotos!! Vejam se puderem, quem ainda não conhece... http://ericacatarina.blogspot.com.br/;

EVITE, mas evite muito fotografar: no sofá, em cima daquela toalha ou colcha florida, no chão.... porque só a sua peça deve chamar a atenção, tudo o que estiver em volta é distração aos olhos do cliente e ainda pode ser de gosto duvidoso! Não arrisque, ok?! Algumas dicas legais vocês encontrarão na internet, só buscar: como fotografar artesanato e terão várias possibilidades, das mais simples as mais complexas, só escolher o que te agrada. Uma sugestão: http://blog.elo7.com.br/2012/03/primeira-oficina-elo7-parte-ii-dicas-praticas-de-fotografia.html#.UlHNINKsHng

3)      Tiradas as fotos, organize por álbuns, sempre que possível, estamos na época dos preparativos de Natal ... não deixe suas fotos soltas pela sua página, abra um álbum específico. Quando tiver várias coisas, uma de cada tema, abra um álbum de variedades, com nome que dê a entender que ali serão encontradas coisas diversificadas;
4)      Procure explicar as dimensões dos seus produtos, porque foto, engana muito, descreva nas fotos o que é, para que serve, objetivamente (ainda que para você pareça óbvio, acredite, não é!!já tentaram me comprar puppet photo como  prendedor de cabelo!!! E olha que eu o coloquei na máquina fotográfica para fotografar.... rs) e evite os erros de português, eu quando vejo um erro grosseiro, me desconcentro e fico pensando se a pessoa não tem um amigo para avisar que aquilo está errado!!). Um bom parâmetro para descrição são as lojas do elo-7, deem uma olhadinha como os produtos são apresentados lá, você pode fazer assim, na sua página, isso mostra organização! (Tenho loja no elo-7, por isso não o faço nas minhas páginas!);
5)      Pelo mesmo motivo de se ter uma página comercial diferente da particular, não publique comentários ofensivos, pessoais demais, polêmicos, não discuta, não use palavrões, enfim.... haja como profissional, esculhambe no seu pessoal!! Nem preciso dizer que jamais fale mal de cliente ali, NÉ?!
Muito bem! Página montada, linda, comercial, certinha... e os clientes?? Onde estão??!!
Estamos falando de feltro, preciso fazer um adendo: Existem vários trabalhos nessa técnica, então, vou exemplificar o que aconteceu comigo, ok? Eu fazia o que EU achava lindo, não vendia! Então, como comecei no feltro para fazer a decoração e lembrancinhas da festa do meu filho, me apaixonei e conheci os grupos de festas no facebook, sabiam que tem grupo de festas de todos os temas??!! E que está muito na moda as festas personalizadas??? E nessas festas o máximo é a exclusividade e ai nós entramos como rainhas!!! Temos o poder de tornar aquela festa exclusiva linda, e acredite, muitas mães competem pela festa mais bonita.... e são mães, lembrem-se!! Quem é mãe sabe que uma coisa que é cara para mim, se for para o meu filho tem outro valor...
Caso você queira vender e não se prenda há um estilo de trabalho, entre nesses grupos, LEIA AS REGRAS, pois muitos deles não são receptivos a fornecedores, então precisa ser visto indiretamente, dando sugestões, opiniões, fazendo amizades, já que não pode sair colocando fotos e oferecendo seus serviço. Olhe os álbuns, acompanhe os feeds, veja o que procuram, assim saberá o que está na moda e quando vir alguém procurando uma peça que você possa fazer, não tenha dúvida, faça uma, fotografe e ofereça aquela cliente!! Em algum momento vocês venderão! Não podem desistir....
Ai, vem a pergunta, mas vou fazer várias coisas e não vender??
Bem, se você está começando, precisa de um portfólio, concorda? Essas peças de lembrancinhas de aniversário são pequenas, não gastam muito, tente fazer com aquilo que você tem em casa, o cliente só quer ver se você é capaz de fazer o que ele busca. Eu sempre faço amostras para os clientes e dou a primeira peça, que nunca sai tão boa para meu filho brincar, tiro a foto e já tenho mais uma peça de algum tema para apresentar.
Outra coisa valiosa nesses grupos é a indicação, quando vender para uma cliente de lá e ela ficar satisfeita, vai te indicar publicamente (falaremos mais a frente sobre fechamento da venda).
Esse tema é muito complexo e vou dividi-lo em partes, porque é preciso ler, entender, assimilar, se autoanalisar, ver o que pode e deve ser mudado até aqui e só então, seguir em frente! Não adianta ser cansativo! Mãos à obra que na próxima semana teremos mais dicas!!
Vamos falar sobre : 1) como tratar o cliente virtual, convencê-lo da qualidade e do preço justo de seus produtos; 2) Todo o processo da venda, agendamento, pagamento, envio e fidelização do cliente; 3) Pós venda!!

Aguardo vocês e boas mudanças!

Comentários

  1. Adorei o post, parabéns vou compartilhar.................bjs e seguir!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, vou aproveitar suas idéias!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei..comecei agg..mais to perdida e como abrir uma loja onlai..

    ResponderExcluir
  4. Olá Boa noite adorei seu post e me inspirei em voce estou com muito material mais não tenho impressora e nem condições de comprar uma no momento , mais estou cada dia mais apaixonada pelo feltro mais estar muito difícil conseguir os meus moldes , pois tenho dois bebés em casa e não posso trabalhar fora no momento e criei uma paixão pão feltro muito grande , e admiro muito vocês que faxem esse trabalho lindamente . Se poder me ajudar grata desde já bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como vender pela internet parte II